.

.

.

.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

POLÍTICA: Nomes da atual prefeita e do ex-prefeito aparecem na lista de fichas sujas do TCM, grupos tentam fusão para ir às urnas




Na tarde desta quarta-feira (27) o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. 


Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios. Entre os nomes aparecem os da atual prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Matos e o do ex-prefeito Lauro Falcão.  VEJA A LISTA AQUI


Tânia Matos desistiu de encarar as urnas, pontuando nas pesquisas de consumo interno sempre em terceira colocada e prevendo que a temida lista do TCM teria seu nome, saiu de cena e indicou o vereador Carlos Matos para concorrer em seu lugar. Algumas pessoas comentam que Carlinhos, como é mais conhecido, entrou em um “rabo de foguete”, e que a demora da prefeita em indicá-lo seria a prova de que ela só fez isso por saber que a eleição estaria perdida. Ainda há quem especule que a demora na decisão do grupo Valfredão seria pela falta de traquejo politico de Tânia Matos.


Já o ex-prefeito e seu grupo foram pegos de surpresa com a lista atualizada, pois na semana passada Laurinho teria supostamente conseguido uma sentença que anulava a decisão do TCM, chegando a comemorar com correligionários em um posto de combustíveis da cidade ao chegar de Salvador com a notícia. O que causa dúvida é justamente este fato, pois atualmente os prazos da justiça eleitoral têm sido rápidos por conta do curto tempo de campanha, então seria possível que o TCM já tivesse sido notificado da sentença e então teria retirado o nome do ex-gestor da lista até ontem, para que o mesmo não aparecesse na relação, mas não foi o que aconteceu.

A noticia se espalhou pelas redes sociais e pelas ruas da cidade, alguns comemoraram, já os correligionários e seguidores de Lauro Falcão buscaram desmentir os boatos nas redes sociais, na residência da radialista Tina Oliveira, pré-candidata a vereadora pelo grupo de Laurinho, o movimento de carros e pessoas foi intenso durante o inicio da noite. Já por parte do grupo do pré-candidato Carlos Matos nenhum movimento foi notado, o silêncio foi a resposta.

Rumores na manhã desta quinta-feira (28) dão conta de que os dois pré-candidatos estariam negociando a fusão dos grupos para formar uma única chapa, comentários até de que reuniões com caciques fortes de ambos os partidos na esfera estadual já estariam acontecendo para fechar o acordo. Mas o discurso de ambos os grupos era de que “água e óleo não se misturaria jamais”, enquanto que Carlos Matos sempre pregou que “voto não se rejeita”, resta aguardar os próximos passos de ambos. 

A convenção de homologação da candidatura de Carlos Matos, até agora será dia 30, próximo sábado, o local ainda não foi divulgado, já Lauro Falcão adiou a dele que seria no domingo 31 no Clube Lira 8 de Setembro para o dia 5 de agosto, não se sabe se será mantido o local. Caso ocorra a junção dos grupos a população se questiona como será os discursos de quem ontem criticava ferozmente a gestão Tania Matos e Carlinhos, pois era secretário de finanças, e agora marcham juntos com o grupo criticado… Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

POR ALANA ADRIELLE.
Postar um comentário