.

.

.

.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ATUALIDADE: Embasa emite nota de esclarecimento sobre a água na região da Bacia do Jacuípe



A água fornecida pela Embasa nos municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Pé de Serra, Nova Fátima, Gavião, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Valente e São Domingos, entre os dias 17 e 18 de maio, sofreu um aumento de salinidade. Apesar do sabor característico dos sais, a água não representa nenhum risco à saúde da população.

A presença de salinidade ocorreu devido a testes realizados pela Embasa para combinação da água da barragem de Pedras Altas (manancial atual do sistema) com a água da barragem de São José do Jacuípe. O objetivo é, diante do cenário de escassez hídrica, diminuir a retirada de água na barragem de Pedras Altas, utilizando a barragem de São José do Jacuípe como contribuinte, onde há um maior nível de acumulação de água. É uma medida preventiva, visando não esgotar a disponibilidade de Pedras Altas e garantir água de qualidade pelos próximos anos.

A Embasa já interrompeu os testes e vai reavaliar a implementação dessa medida, de forma que tenha o mínimo de impacto para a população e mantenha a água dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é que o teor de sais da água fornecida esteja totalmente normalizado até o domingo (22).

Interrupção no abastecimento – O abastecimento de água foi interrompido hoje (20) nos municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu e Candeal, para serviços de manutenção no sistema. O fornecimento será retomado no final da noite, de forma gradativa.

Assessoria de Comunicação da Embasa


Postar um comentário