.

.

.

.

domingo, 22 de março de 2015

COTIDIANO: Etanol ou gasolina? Aprenda a calcular a opção mais vantajosa em tempo de aumento da gasolina


Nesta segunda-feira (23) a gasolina vai sofrer um novo aumento, e em tempos de carros flex que usam também o etanol como combustível, aprenda a calcular com qual é melhor abastecer para seu bolso. 

Um dos grandes benefícios dos automóveis flex é permitir que o consumidor opte pela opção mais barata, seguindo os preços de mercado. O etanol atualmente é bem mais barato, faz com que o motor do carro gere mais potência, mas, em contrapartida, consome mais. A gasolina, por sua vez, sofre com as oscilações da economia e às vezes seu preço pode ser bem salgado.

Para que você não saia no prejuízo, ensinamos a melhor forma de calcular qual é a melhor opção do momento. Acompanhe: 

- Divida o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que (0,70) ainda vale a pena abastecer com álcool. Se for maior (0,75 ou 0,80) opte pela gasolina. 


Em Riachão do Jacuípe a gasolina está custando em média R$ 3,39,  já o etanol está custando R$ 2,39. Pegando o valor do etanol e dividindo pelo da gasolina (EX.: 2,39 dividido por 3,39 ficou 0,70) ou seja, em Riachão ainda é vantagem abastecer com gasolina hoje, vamos ver a partir de amanhã.

Mas o que se vê, alias, se "sente o cheiro" nas ruas, é o do combustível de cana saindo dos escapamentos dos veículos que circulam pelas ruas, e segundo técnicos de mecânica, abastecido com o etanol o carro ganha mais potencia, só que pode beber mais um pouco. Existe também a preservação do meio ambiente e camada de ozônio, pois o etanol é menos poluente. Então na próxima ida ao posto, calcule e pondere, qual será melhor para você, seu carro e seu bolso.

DA REDAÇÃO. (Com imagens e algumas informações da internet - fontes: UOL, professorwellingtontelles.blogspot.com)
Postar um comentário